Pitombeira de Dentro
Localização:
Localizado no sertão paraibano, a 430 Km da capital, na microrregião de Piancó, mais precisamente no município de Santana dos Garrotes, e se limita com os municípios de Nova Olinda, Tavares, Juru, e Olho D’agua. Pitombeira de Dentro tem uma área territorial em torno de 7 km² e pouco mais de 2.000 habitantes, o bioma que prevalece na região é a caatinga, com clima semi árido e com o período chuvoso que vai de Janeiro a Maio com chuvas irregulares. A agricultura familiar é a atividade econômica mais praticada, apesar de que só a agricultura não garante a subsistência da população, o que leva ao grande número de migrações.
A procura de melhores condições de vida, famílias inteiras acabam deixando nossa terra, não somente para trabalhar, mas também para estudar em cidades vizinhas como Patos e Campina Grande e na capital João Pessoa.
Origem:
Segundo estórias contadas pelos antigos moradores, em 1850 já haviam habitantes nessa região. Mas foi apartir do ano de 1937, que começou a surgir o povoado, quando moradores começaram a construção de uma capela nesse local, pois as missas eram celebradas na casa de um morador, apenas 2 vezes por ano o padre vinha a cavalo da cidade de Itaporanga , no ano de 1943 já estava concluída a construção da capela que tem como padroeiro São João Batista. Logo depois veio a ser construído um grupo escolar, um posto de saúde e o cemitério, nessa época também já haviam algumas casas ao redor, devido a cor do solo começaram a chamar de malhada vermelha, só depois recebe o nome Pitombeira de Dentro, por que haviam alguns pés de pitomba no local, é denominada de” Dentro” por que fica situada entre morros e serras. A população da época era predominantemente católica e celebrava sua fé sempre com novenas de São José em Março, Maria em Maio, São João Batista em Junho e Coração de Jesus em Outubro e assim celebram ate os dias atuais, sendo que atualmente existem mais 2 igrejas evangélicas no povoado.
Fazem parte da região de Pitombeira os sítios: Catingueira, Barrinhos, Cachoeirinha, Pedra redonda, Lagoa do Mato, Vila do meio, Várzea da Extrema, Impoeira, Pau D’arco e Logradouro.
Fonte de informações:
· João Alexandre
· Neto Pinto
· Moradores antigos da região
· Dados do IBGE 2000
Por: Cielda Andrade
Informações, sugestões e opiniões entre em contato por email:
cieldaandrade@hotmail.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário